terça-feira, 18 de outubro de 2011

Arte Urbana: A arte do protesto e da democratização cultural!

Há muito tempo que nós falamos sempre das artes urbanas e o grafite! Nenhuma arte foi tão fala, comentada e contemplada nesta década, como o Grafite que invadiu os espaços urbanos, mudou conceitos, ganhou espaço até nas "caretas" e "rígidas" normas da decoração! Uma massa cada vez maior viu a transição desta arte que de um dia para o outro passou do estatus da marginalidade para uma arte de protesto, consumo e reflexão social!

Cada vez mais é possível enxergar uma proximidade dos meios do design e da decoração com as artes urbanas, talvez porque design e decoração deixou de ser "artigo" de consumo exclusivo das altas castas da sociedade, para se tornar um produto de consumo mais democrático! Como já dizia a célebre frase: "Somos aquilo que vemos"... e vivemos numa época em que o visual é fruto de consumo indispensável por uma grande maioria da parcela da população mundial! Se somos forçosamente obrigados a consumir um produto, então que façamos isso de forma satisfatória e isso é tarefa ardua do design atual! Essas imagens que aos poucos ganharam esquinas, muros e painéis no mundo inteiro agora adentra as casas, se instalam como obra de arte, "conversam e convivem" com a decoração, e até mesmo começa a ilustrar fachadas de lojas, bares, orgãos públicos e um número maior de "espaços".

Ao estampar uma imagem feita por um artista urbano em sua fachada, é o mesmo que contribuir para uma educação visual para a sociedade! Levar "arte" e "grandes telas" para as ruas, é contribuir para formação da sociedade em vários aspéctos que vão do visual ao social! Nós do site já postamos aqui várias ações promovidas pelas mais importantes grifes de mobiliário do Brasil em parceria com estes artistas urbanos! A Micasa, Giroflex Forma e a Armazém da Decoração, já estamparam em suas paredes grafites assinados pelos grandes nomes brasileiros desta arte na atualidade vale conferir os links anteriores.

Grafite fachada da loja AZ da Decoração! Artistas: Matheus e Selon



Grafite fachada da Loja Giroflex Forma - Artista: Wés



Casa do lado - Anexo da Loja Micasa - Grafite na fachada


Ilustração Urbana para loja Micasa



Obra do Artista Urbano Wés para fachada da Galeria Potrich de Arte Contemporânea



Grafite para a fachada da Galeria Potrich de Arte Contemporânea


Grafite no teto da loja!

Grafite na decoração!


Lindíssimo esse grafite! Belo ambiente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário